sexta-feira, 1 de abril de 2011

Os ruídos na comunicação

Nos dias de hoje, é indispensável à utilização das diversas ferramentas de comunicação. Não existem mais barreiras entre as pessoas, qualquer pessoa de qualquer lugar do mundo pode se comunicar com quem quiser, a qualquer hora do dia ou da noite.
Mas, mesmo com o avanço tecnológico e a evolução dos meios de comunicação, ainda existem problemas que impedem que a mensagem chegue ao receptor, da mesma forma que o emissor quis passar. São alguns dos motivos, a falha, falta e excesso de informações. Esses problemas são denominados ruídos da comunicação.
Os ruídos da comunicação são qualquer processo que interrompe a mensagem, causando desvios, e assim distorcendo a mensagem. Eles podem ocorrer no momento em que a mensagem está sendo passada, e há interferências externas, quando a linguagem é inadequada para aquela determinada mensagem (como gírias enquanto fala de coisas sérias, ou termos técnicos quando fala com uma pessoa que é leiga no assunto) ou quando falamos de temas que não são do interesse do receptor. Mesmo que não seja do interesse do receptor, falando ou passando para o papel de uma forma que seja agradável para ele, é uma forma de evitar o ruído por exposição indevida.
Evitar os ruídos na comunicação às vezes pode ser mais simples do que imaginamos. Falando ou escrevendo de uma forma objetiva, e usando os termos certos, você pode passar a mensagem sem muitos problemas. Falando como se alguém a qualquer hora fosse te interromper é uma boa forma de se defender contra os ruídos da comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário